Breve introdução
Nos últimos anos, entre idas e vindas em servidores de roleplay, vi diversos tipos de extorsão e diferentes formas de abordar isso. Em conjunto a isso, também fiz algumas pesquisas ao redor de como essa atividade funciona hoje em dia. Portanto, resolvi usar esse tópico para dar a minha visão pessoal sobre esse assunto. Espero poder ajudar a todos que são leigos ou que ainda estão em dúvida sobre esse tipo de interpretação.

Como a extorsão é projetada no nosso imaginário?
É muito comum associarmos a atividade de extorsão com as experiências que tivemos ao assistir filmes e séries que mostram as organizações criminosas enviando capangas que chegam em um comércio local, dizem ser empresários, pedem para conversar com o dono em uma sala privada para somente então, começar a intimidá-lo e a exigir dinheiro em troca de proteção. É um clássico! Porém, sinto em informar que a forma como os diálogos são expostos nos programas que assistimos é desleal com a realidade.


Hoje em dia existem câmeras em todos os lugares que você possa imaginar. Os comércios locais também aderiram a isso, pois querem ter sua propriedade assegurada, ou pelo menos tentar mandar um recado. As câmeras também estão cada vez mais expostas dentro das lojas, justamente como um alerta: “Ei, eu estou vendo você, filho. Vai realmente tentar fazer isso?”. É claro que sempre existirão exceções. Alguns mais valentes vão ser ousados para tentar algo, mas sempre procurando dificultar suas identificações, seja com balaclavas e roupas de peso, capacetes, luvas, etc.


Mas o que isso tem a ver com extorsão? Tudo, meus queridos e queridas. A extorsão é um crime tanto quanto um assalto ou furto. Digamos que você seja membro de uma borgata e tenha suas costas cobertas por alguém do alto comando. Você decide então que quer extorquir um novo comércio local que acabou de abrir na região onde a sua crew atua com tráfico de drogas e/ou armas. Você vai até o local, pede para falar com o proprietário e lança um: “Viemos te oferecer proteção, sabe como é, esse é um bairro muito violento. Você vai precisar, é um favor que estamos fazendo a você”. O dono, por sua vez, recusa a proteção oferecida. Depois disso, você e os dois associados que estão te acompanhando resolvem dar uma amostra da violência local. Qual é a situação agora? Quais os possíveis cenários que você não previu? Dentre os vários que podem existir, listarei apenas dois:

     a)    Na melhor das hipóteses, a polícia é acionada por civis ou até mesmo funcionários lá dentro e você não tem opções a não ser se entregar, pois além de ser flagrado pela câmera da loja, existem testemunhas dessa agressão. Você vai preso com agravantes.
     b)    O dono local já pode ter alguém guardando o negócio dele e agora, muito provavelmente, você vai ser o alvo de outros criminosos ou até mesmo de pessoas dentro da sua própria borgata. Você corre risco de ser taxado, espancado ou até mesmo morto dependendo da gravidade do estrago que você mesmo causou.

O que eu quero tentar transmitir com essa situação hipotética é que isso não ocorre mais hoje em dia. Talvez no início dos servidores de roleplay essa fosse uma prática comum, pois não existia um nível tão alto de interpretação, era o começo de tudo e todos interpretavam com as referências que tinham em mãos. The Sopranos foi muito difundido entre as facções para que os jogadores se inspirassem na criação de seus personagens. Mas todos sabemos que a série tem muitos aspectos que não batem com a realidade, é preciso filtrar. Dito isso, vem a pergunta...

Como são as extorsões atualmente?

Como dito anteriormente, a tecnologia dificultou muito essa atividade, principalmente com as câmeras de segurança. A extorsão bruta não existe mais. Pegar um taco de baseball e sair quebrando tudo sem ter consequências é coisa de cinema. O que ocorre na maioria das extorsões hoje em dia são praticamente acordos de negócio. As ameaças podem surgir durante esses acordos, mas são muito mais sutis do que um dia já foram. Eis uma lista do que você pode fazer:

1)    Chantagem e boicotagem
Digamos que a empresa local tem um negócio de venda de bebidas e você conhece vários fornecedores da cidade de antemão, possui muita influência entre eles. Um desses fornecedores é o que faz negócios com essa nova empresa. Você pode ameaçar um boicote ao dono, onde ele não conseguirá mais ter acordos com nenhum dos fornecedores que você tem acesso caso não concorde com a proposta que você está exigindo.

2)    Reputação local
De vez em quando alguns proprietários já sabem da reputação e da localização de figuras atuantes no crime organizado. Com isso, eles já têm uma predisposição natural em fazer negócios e pedir proteção como uma forma de poder fazer parte de algo maior, até mesmo um jeito de intimidar futuros ladrões, assaltantes, etc. Eles se aproveitam do status de “protegido” para também alertar os bandidos: “Além das câmeras, eu estou com eles, hein. Se eu fosse você, não faria isso”.

3)    Dívidas e empréstimos
É comum no começo de um negócio que as coisas não deem tanto lucro quanto o esperado. Existem fontes (as quais eu não listarei aqui, mas basta pesquisar) que afirmam que as empresas precisam aguentar cerca de um ano para conseguir começar a lucrar aos poucos. Portanto, elas passam um ano endividadas e, como é de conhecimento comum, os bancos não gostam e não vão emprestar dinheiro para pequenos/médios negócios. E quem é a salvação? Sim, você mesmo, wiseguy. Você pode prestar apoio financeiro a essas empresas e colocar juros enormes ao seu bel-prazer. Isso cria uma gama gigantesca de opções para você impor ao endividado.

4)    Salvador da pátria
Sim, você pode ser o último recurso de um proprietário local, mas como? Bem simples, você pode criar pequenos problemas por baixo dos panos para o seu alvo, como por exemplo: pagar alguém para furar os pneus dos carros dos funcionários; enviar clientes problemáticos que criam brigas dentro da empresa; provocar brigas em frente ao comércio para espantar a clientela; espalhar boatos falsos sobre o dono, os funcionários e até mesmo o serviço da empresa. Com tudo isso acontecendo, você pode ser visto como uma opção válida para o proprietário. Os problemas magicamente desaparecerão com a sua presença.

Palavras finais

Acredito que essas sejam algumas das opções válidas na hora da interpretação dessa atividade. É claro que devem existir outras formas, mas creio que as citadas nesse guia são as mais comuns. Caso você seja o proprietário de um negócio local, lembre-se com quem você está se envolvendo. É claro que você não é obrigado a aceitar a extorsão, mas tenha em mente que todas essas opções que foram abordadas podem acontecer com você. Seja realista na hora de lidar com isso.