[GUIA] Investigação criminal dentro do cenário atual da PCESP Pericia-730x425

Olá comunidade, não é novidade para ninguém de que a Polícia Civil do Estado de São Paulo é a facção responsável por realizar os roleplays investigativos no servidor. Existem diversos tipos de roleplay investigativos realizados pela PCESP, porém o meu foco neste guia é tratar de investigações voltadas para a área de homicídios. Isso mesmo, investigações de homicídios. Obviamente não temos recursos e nem capacidade para atender todos os homicídios que acontecem no servidor principalmente porque pela falta de senso de alguns players o homicídio em São Paulo se tornou uma rotina, algo que aconteece diariamente, portanto a PCESP não pode sustentar cada homicídio que acontece no servidor. Espero que me entendam perfeitamente, não temos membros suficiente pra abrir um caso de homicídio a cada cinco minutos, principalmente quando alguns players se matam por qualquer motivo. Existem alguns casos em que a PCESP invstiga um homicídio, como eu já disse, não há possibilidade de investigar todos. Então os homicídios mais comuns investigados pela PCESP são:
  • Quando envolve a solicitação de Character Kill
  • Quando envolve gangues ou organizações criminosas
  • Homicídios que causam um grande impacto em determinado roleplay
  • Casos específicos

Todos sabem que a plataforma do SAMP não é perfeita, não há um sistema completo para este tipo de roleplay e muitos membros da comunidade se recusam a seguir esses roleplays, alguns por puro rp-to-win. Mas ai, se vocês forem parar pra olhar as regras do servidor, lá em Cortesia Comum vocês irão achar a seguinte frase: "Se recusar a seguir um roleplay até que um administrador apareça no local". Eu não vou me prolongar muito, passarei para a próxima etapa.




Eu acabei de ser morto por um cara, o que eu devo fazer?
  • Primeiramente você deve ter uma evidência OOC do acontecimento, no servidor nós precisamos comprovar tudo. Caso não haja policiais disponíveis para fazer a investigação, não há problema em aceitar morte, porém se o roleplay investigativo foi iniciado você deverá colaborar com tudo até o final.
  • O segundo passo é esperar até que algum membro da PCESP chegue em você e inicie o roleplay investigativo, isso não deve demorar tanto até porque diversas pessoas ligam para o 190 relatando um homicídio em X local.
  • Durante o roleplay de investigação, seja o mais detalhista possível. Informe através do /do quais foram os seus ferimentos e onde eles estão localizados, informe onde estão as cápsulas de bala e o calibre do armamento, se aplicável. Informe se há algo que possa identificá-lo como por exemplo; RG, CPF e/ou carteira de motorista, e também informe se você está com um celular.

Pode parecer brincadeira, mas quando um caso de homicídio é aberto ele é levado muito a sério pelos oficiais da PCESP, e uma única mensagem em seu celular pode mudar totalmente os rumos da investigação. Apenas ressaltando que, em diversos estabelecimentos há câmeras de segurança internas e externas, as externas capturam boa parte do exterior do estabelecimento, em alguns casos isso inclui as ruas, becos e etc. Já ouviram falar na expressão "Uma imagem é melhor do que mil palavras?" É, uma imagem de um homicídio vale muito mais do que mil testemunhas falando, obviamente não vamos desconsiderar as testemunhas. Então por gentileza peço encarecidamente que interpretem as câmeras de segurança, dependendo de qual, ela conseguirá filmar em HD.


Eu tava de capacete, matei um cara e me prenderam com a acusação de homicídio, o que eu faço?
  • Antes de perder seu tempo criando uma denúncia no fórum, permaneça IC avaliando a situação. Nós da PCESP temos acesso a diversas informações que civis não possuem, a questão é que acham que tudo é MG. Infelizmente não é culpa nossa se você mata fulano e fica no quarteirão do crime que você cometeu.
  • Nós iremos fazer uma investigação no corpo, isso inclui: Identificar o cara, recolher as cápsulas no chão, procurar por testemunhas, procurar por câmeras que possivelmente tenham filmado a situação, e também haverá uma necrópsia do corpo conduzido por um legista.
  • Após uma grande coleta de informações nós iremos conduzir buscas por suspeitos. Se você é suspeito e foi encontrado com uma pistola, com toda certeza sua pistola será enviada para o laboratório de ciências ICCE e a evidência será encaminhada para a balística ICCE, onde após diversas análises comparativas entre a arma de fogo, o calibre, as cápsulas coletadas, os projéteis coletados no chão e/ou no corpo da vítima, será possível determinar se aquela arma causou a morte de X pessoa. Também há um método de investigação na pólvora coletada no estojo da arma.




Recomendações:
  • Adminsitradores, antes de aplicar o ajail em alguém que estará sob avaliação de Character Kill, vão questionar a vítima sobre os pertences em sua posse. Celular, identidade, narcóticos, armas, habilitação, bilhete do motel e etc. Pode parecer besteira mas tudo faz diferença na investigação.
  • Chequem se por perto há uma propriedade que possui uma CCTV externa, possivelmente uma câmera flagrou toda a ação. Mesmo que uma câmera tenha flagrado apenas um carro entrando e saindo de X local, é algo que deve ser levado em conta. O responsável pela investigação irá solicitar o administrador que criou o corpo via /sos.
  • Por favor, colaborem. Não fiquem querendo ganhar em todos os casos, você nunca vai ser sempre o vencedor.

Para quem quer se aprofundar mais no assunto:
Spoiler :